Tratamentos

Acupuntura

Há mais de 4 mil anos, os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como “meridianos de energia”, que percorrem todo o corpo. O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de “pontos de acupuntura”. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.

Esta energia é a que regula todos os órgãos de nosso corpo, permitindo que estejamos sempre em harmonia com nossos pensamentos e emoções. Com isso, conseguimos o estado de plena saúde.
A colocação das agulhas provoca pouca ou nenhuma dor. E pode ser realizada sem o uso de agulhas, sendo substituídas por outros instrumentos que atuam da mesma forma.
O tratamento abrange a maioria das doenças, sendo que para cada caso, exige-se uma avaliação prévia, quando o acupunturista poderá então considerar qual o tratamento mais adequado, bem como os resultados que serão obtidos.
Considerando-se que a acupuntura não envolve o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais, a sua atuação final é considerada menos custosa em termos não apenas financeiros, mas também no ganho em saúde geral do paciente. (Fonte: http://acupunturaparasaude.blogspot.com.br/p/o-que-e-acupuntura-sistemica.html)

 

 

Fitoterapia

Fitoterapia: é a ultilização de plantas medicinais ou bioativas, ocidentais e/ou orientais, in natura ou secas, plantadas de forma tradicional, orgânica e/ou biodinâmica, apresentadas como drogas vegetais ou drogas derivadas vegetais, nas suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas e preparadas de acordo com experiências populares tradicionais ou métodos modernos científicos.

 

Reflexologia

Reflexologia Podal é uma terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés, através de estimulação em pontos precisos (pontos reflexos) encontrados em zonas específicas dos pés para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.Esta terapia parte do principio que todo nosso corpo está representado na zona dos pés.

Ponto reflexo nada mais é que concentrações de terminações nervosas. E quando estas terminações são estimuladas através de uma pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por tal estimulo. Com esta técnica é possível ativar os processos curativos do próprio corpo.

 

Acupuntura sem agulhas

 

Pode-se substituir as agulhas por outras técnicas, tais como laser, eletrodos, apongs, sementes, magnetos, moxa, ventosa e massagem (Tui Na, reflexologia)

 

Técnicas

 

Utilizo diversas técnicas, conforme o caso: acupuntura sistêmica e microssistemas, como craniopuntura de Yamamoto e chinesa, Koryo, aurículo, laserterapia, eletroacupuntura, dietoterapia chinesa, fitoterapia brasileira, florais, reflexologia, magneto, moxa, ventosa, etc.

 

Dietoterapia chinesa

Quando se fala em medicina tradicional chinesa, as pessoas logo pensam em acupuntura. Pouca gente sabe que a prática também inclui cuidados com a alimentação. Na dietoterapia chinesa, no entanto, os valores nutricionais saem de cena para dar lugar ao aspecto energético de cada alimento.

"Essa terapia propõe uma reeducação alimentar a partir de uma avaliação energética que leva em conta a rotina, a alimentação e os problemas de saúde que a pessoa apresenta", afirma a terapeuta Andrea Maciel Arantes.De acordo com a dietoterapia chinesa, cada alimento tem uma energia, capaz de gerar harmonia, desintoxicar e até curar problemas do organismo.

 

Shiatsu
 
O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo. Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.
O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Qi), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Qi é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico. Com base na medicina oriental onde o homem está relacionando com o universo da mesma forma que está relacionado com a terra, ele recebe energia vinda tanto da terra, Yin (positivo) e do cosmos, Yang (negativo).
O desequilíbrio dos dois pólos energéticos Yin e Yang poderá ocasionar o aparecimento de sintomas que poderão ser classificados:
 
  • yin: falta de vitalidade, sonolência, processos crônicos, etc.
  • yang: insônia, reação excessiva, processos agudos, etc.
 
O Shiatsu aplica pressão digital ou manual em partes especificas do corpo com o objetivo de aliviar dores, provendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral. Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse.- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos. O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos.- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional. (Fonte: http://www.dornascostas.com.br/shiatsu.htm)

 

Valores

 

Consulta inicial: 1:30 a 2 horas 

  • Avaliação da língua e pulso

  • Avaliação diagnóstica por interrogatório

  • Tratamento de acupuntura

  • Recomendações de ervas conforme o caso

  • Ventosa, moxa ou Gua Sha, caso necessário

  • Planejamento de tratamento

  • Materiais educacionais

 

Consultas complementares: 1 hora

  • Avaliação da língua e pulso

  • Avaliação diagnóstica por interrogatótrio

  • Tratamento de acupuntura

  • Recomendações de ervas ou alimentos, conforme o caso

  • Ventosa, Moxa ou Gua Sha, caso necessário

AcuPhyto5  - Saúde, Prevenção e Bem-Estar

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus